sábado, 17 de maio de 2008

Vapor Ville de Santos / Vulkan


A Compagnie des Chargeurs Reunis (CR), do banqueiro francês Jules Vignal, um dos sócios do Banco Blacque, Vignal e Companhia, construiu seis vapores: os três maiores eram Moreno, Rivadavia e San Martin e os três menores eram chamados de Ville de Rio de Janeiro, Ville de Santos e Ville de Bahia.



A viagem inaugural do Ville de Santos deu-se em 15 de março de 1873.


Permaneceu de propriedade da CR até o ano de 1890, quando foi vendido a armadores noruegueses, que o denominaram Vulkan.


Quase 20 anos depois, foi cedido a interesses japoneses e recebeu o nome de Sapporo Maru, desaparecendo da lista do Lloyd's a partir de 1924, sem se conhecer mais detalhes.

Vapor Duchessa di Genova


O Vapor Duchessa di Genova (nome anterior: Mexico) pertencia ao trio de navios compostos por ele, o
Duca di Galliera (Oaxaca) e o Vitória (Tamaulipas).


Foram encomendados pela empresa "Compañia Mexicana Transatlântica" ao estaleiro R.Napier, de Glasgow, Escócia; lançado ao mar em 1884, e comprado pelo marquês Durazzo-Adorno, em 19 de novembro de 1887, passando a pertencer a La Veloce Navigazione Italiana, o Vapor com o nome Duchessa di Genova.



Foi desmontado em 1906, em um estaleiro de Gênova.

Vapor Duca di Galliera


Entre 1888 e 1903, o Duca di Galliera realizou uma centena de viagens redondas na Rota de Ouro e Prata, transportando mais de 1.000 passageiros no sentido Norte-Sul em cada viagem.


Sua silhueta, igual aos outros dois navios gêmeos (Duchessa di Genova e Vittoria), tornou-se visão familiar nos portos do Rio de Janeiro, Santos, Montevidéu e Buenos Aires, assim como o nome La Veloce.

Vapor Prov. São Paulo / Mentana


O Vapor Província de São Paulo, também teve os seguintes nomes: WESTPHALIA (1868),ATLANTICA (1887),PROVINCIA DI SAO PAULO (1888), MENTANA (1889),SUD AMERICA (2) (1890).


Foi construído em 1868, por Caird & Co.Greenock, com o nome de "Westphalia", para a Cia Hapag (alemã).


Em 1877/1878, foi reformado.


Na noite de 13 de novembro de 1882, colidiu com o Vapor belga Adrien David.


Fez sua última viagem a Nova Iorque em 1886.


Foi vendido à companhia britânica H.F.Swan, de Newscatle, e rebatizado de "Atlantica", em 1887.


Em 1888, foi vendido para a armadora Gazzo e Schiaffino, rebatizado de "Provincia di Sao Paolo",começando a fazer viagens para portos sul-americanos.


Em 1889 passou à companhia Fratelli Lavarello, na linha Gênova-portos sul-americanos (incluindo Santos).


Em 1889, mudou o nome para "Mentana" e em 1891 virou o "Sud America", ficando na mesma rota até 1901, quando foi demolido na Itália.

Vapor Iniziativa

Pertencia à armadora Società Italiana di Transporti Marittimi Raggio & Co, fundada a 6 de fevereiro de 1882 pelos irmãos Carlo, Edilio e Armando Raggio, em Gênova.
 
Seus primeiros navios foram dois pequenos, de 295 toneladas, o Risveglio e o Persevero, e o Iniziativa, de 2.200 toneladas.

Vapor Colombo


O Vapor COLOMBO, que fez por tantas vezes a rota Gênova/Santos, foi construído na Inglaterra em 1873 e servia como cargueiro sob o nome BRAZIL até ser adquirido pelo italiano Giácomo Cresta em 1888.

Após sofrer uma reforma que o transformou em navio misto, foi rebatizado como COLOMBO e em setembro de 1888, comandado pelo capitão Antonio Mangini, fez sua primeira viagem transportando imigrantes para o Brasil.

Crédito da foto: http://www.imigrantesitalianos.com.br/

Vapor Minas / M.Lazzaron / Pará



O MINAS era um vapor de 2964 ton,com capacidade para 60 passageiros de 1 ª classe e 900 na 3ª.


Construído por G. Ansaldo & Co, Sestri Ponente, na Itália em 1891, como Michele Lazzarone, mudou o nome para Remo, em 1893, e em 1894 foi mudado para PARÁ, pela Ligure Romana.


Vendido para Ligure Brasiliana Societa di Navigazione, mudou para Minas, em 1897.


Foi torpedeado e afundado na rota Taranto - Salonika, com a perda de 331 vidas.

Vapor Adria / Etna / Sempione

Construído por Caird & Co, Greenock, foi lançada ao mar pela Cunard Line em 26/08/1854 com o nome de Etna.

Foi usado na Guerra da Criméia, para transporte.

Em fevereiro de 1856, começou a rota entre Nova Iorque/Liverpool.

Em 1857, foi vendido para a European & Australian, e em 1860 foi vendido para a Inman Line, fazendo a rota Liverpool-Queenstown-New York .

Em 1871, foi reconstruído e aumentado, ganhando o nome de Cidade de Bristol.

Em 1881, foi vendido para a Espanha e renomeado México; em 1882, foi vendido para a Itália e renomeado Messico; em 1883, a Societa Rocco Piaggio & Figli renomeou-o Sempione.

Em 1884, vendido para a Societa Rocco Piaggio & Figli, Génova, foi rebatizado de Adria.

Em 1°de Junho 1884, fez sua primeira viagem entre Gênova/Montevideo/Buenos Aires.

Em 1885, foi adquirido pela Navigazione Generale Italiana e continuou as viagens para a América do Sul até 1896, quando foi demolido na Itália.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...