quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Açores: Biblioteca digital


Mais antigo periódico açoriano disponível em biblioteca digital


O mais antigo periódico açoriano, "Chronica da Terceira", fundado em 1830, está disponível para consulta na biblioteca digital do Centro de Conhecimento dos Açores da direcção regional da Cultura.


Estão, ainda, disponíveis mais 17 títulos oitocentistas, como a "Ordem do Dia", "Crónica Constitucional de Angra", "O Anunciador", "O Meteoro", "O Futuro", "O Fayalense", "Gazeta Açoriana", "O Angrense" e "Autonomia dos Açores", entre outros.


Segundo a fonte da direcção regional da Cultura, esta opção "visa preservar e disponibilizar parte do património documental em formato digital".No sitio da Internet do Centro de Conhecimento dos Açores http://pg.azores.gov.pt/diac/ccaé possível, também, aceder a diversos livros como o "Diário Náutico - Vapor Açor" (1888), à parte genealógica da "Fénix Angrense do padre Manuel Luís Maldonado e "Camilo Castelo Branco no parlamento em 1885 e a sua ascendência picoense". A enciclopédia açoriana, edição da direcção regional da Cultura, registos paroquiais, de fotografia e fonográficos estão igualmente disponíveis para consulta.


Dos registos fonográficos, destaca-se o espólio das três principais rádios do arquipélago no passado: Radiodifusão Portuguesa (sedeada na ilha de São Miguel), Rádio Clube de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) e Clube Asas do Atlântico (Ilha de Santa Maria).


A digitalização da documentação obedece às normas européias de preservação e disponibilização do patrimônio cultural, visando facilitar à população o acesso ao conhecimento.

http://pg.azores.gov.pt/diac/cca


Depois de visitar o CC dos Açores, visite a página do CBG: http://www.cbg.org.br/
Obs: Repassamos, ipsis verbis, notícia vinda de Portugal.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...