quarta-feira, 11 de março de 2009

'Não ficaremos por muito tempo'


Berna, Suíça,PRNewswire- A swissinfo.ch está lançando uma plataforma de rede multimídia para emigrantes suíços e seus descendentes para os quais o italiano é o principal idioma.

Pessoas do mundo todo que têm suas raízes em Ticino e nos vales do sul de Graubunden contam sobre seus ancestrais. Em seu programa especial sobre a Migração de Suíço-Italianos, a swissinfo.ch -- a voz internacional da SRG SSR idee suisse -- faz uma análise profunda dessa onda de emigração.

No século 19 e no início do século 20 vimos dezenas de milhares de pessoas emigrarem para o exterior das áreas remotas de Ticino e dos vales de Graubunden, cujos habitantes falam italiano. Eles foram para a Austrália, os Estados Unidos e outros países da Europa em busca de uma vida melhor.

A swissinfo.ch está dedicando um especial multimídia -- em inglês e italiano -- a essa onda de emigração. Os relatórios, com muitos vídeos e slides, explicam as razões históricas por trás do fluxo de pessoas para fora da Suíça. O programa contém entrevistas com especialistas em migração e genealogia. Informações sobre antecedentes e recursos de documentários dão aos leitores a clara impressão do sul da Suíça antes e atualmente. A swissinfo.ch também visita descendentes de emigrantes e relata como vivem agora.

Os relatórios permitem que as pessoas que vivem no exterior e têm raízes italiano-suíças aprendam mais sobre seus ancestrais. Além disso, a swissinfo.ch oferece um blog onde as pessoas podem trocar histórias familiares em forma de texto e foto. Um banco de dados genealógicos permite que os usuários procurem pessoas e famílias com raízes na região de língua italiana da Suíça. Os jornalistas da swissinfo que fazem reportagens sobre a Austrália, a Califórnia e a Inglaterra colocarão no blog suas próprias experiências.

Link para os relatórios sobre "Migrações de Suíço-Italianos" do swissinfo

swissinfo é uma das unidades empresariais da SRG SSR idee suisse, o serviço público de radiodifusão e televisão da Suíça. Seu objetivo é informar ao povo suíço que vive no exterior o que está acontecendo no país e criar conscientização sobre a Suíça além das fronteiras.

A swissinfo faz isso operando uma plataforma de notícias e informações em nove idiomas no endereço http://www.swissinfo.ch/

Contato:
Dale Bechtel, gerente de projeto de Migrações de Suíço-Italianos
+41-31-350-95-85

Luigi Jorio, equipe de produção italiana
+41-31-350-95-25


Fonte: swissinfo
Colaboração Ricardo Veloso

Convívio Genealógico


Você que gosta de Genealogia e não se cansa com suas histórias de família aproveite para encontrar "apaixonados genealógicos" que nem você. Tire a poeira dos ombros, deixe a preguiça de lado, apronte os ouvidos, prepare as cordas vocais e venha abraçar, ouvir e falar genealogias na terceira-terça:

CONVÍVIO GENEALÓGICO
Data: 17 de março 2009 (terceira-terça)
Horário: com início às 18:00 horas. Pode-se permanecer até às 22:00h sem problemas.
Local: Restaurante Olympíadas do Chopp (que já foi Porta do Sol), na esquina da rua Carlos de Vasconcelos 155, colado à Praça Saens Peña, Tijuca, Rio de Janeiro, em frente à cabina da Polícia Militar.

Vantagens: Ar condicionado, controle individual das despesas, ponto final do Metrô ao lado (cerca de quarenta passos da saída mais próxima), pontos de ônibus, estacionamento para carros nas proximidades e segurança.

Lembro o que disse Gustavo Lemos: "Quem participou das nossas reuniões aqui do Rio sabe da importância que elas tiveram na nossa formação de pesquisadores. A falta de informação faz com que pesquisadores iniciantes cometam muitos erros na condução de suas pesquisas."

Você é importante nessa caminhada genealógica!..

Forte abraço e até o dia 17.

Fraternalmente,Carlos Paiva

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...