domingo, 12 de abril de 2009

Curso Paleografia - Leitura de Documentos Antigos


Curso

Elementos de Paleografia: Leitura e transcrição de documentos antigos para pesquisa genealógica ítalo-brasileira

Datas: 5 sábados: 9, 16, 23 e 30 de maio e 6 de junho

Horário: 14-18 hs (com pequeno intervalo)

Carga horária: 20 hs

Objetivos: Treinar os participantes para a leitura de documentos antigos em português, e habilitá-los, segundo seu conhecimento individual, à leitura de documentos em italiano e certos documentos em latim, desde o presente, recuando no tempo até meados do século XVII. O foco é sobre os documentos de registro civil e de registro eclesiástico, e, subsidiariamente, outros documentos encontradiços em pesquisas genealógicas (passaporte, Stato di Famiglia, documentos militares, cartas, etc.). A parte teórica é apresentada com muitas projeções de documentos antigos e exibição de peças originais, mas a maior ênfase do curso é na parte prática, e os participantes poderão trazer cópias de seus documentos familiares para que cada um faça suas próprias leituras e transcrições.

Público-alvo: todos os interessados em história ou genealogia ítalo-brasileira

Pré-requisitos: nenhum; o curso é dado em linguagem aberta e não-técnica

Professor: Virginio Mantesso Neto, Bacharel em História e Genealogista

Local: no bairro de Santo Amaro, proximidades da Av. Santo Amaro 6700 (perto da estátua do Borba Gato). O endereço exato e indicações de acesso por vários meios será informados aos inscritos.

Alguns ítens do conteúdo:
Paleografia: conceitos gerais; ciências auxiliares e afins; paleografia de leitura
A escrita: suporte, instrumentos, tintas
O papel: características; manuseio de documentos originais; cuidados, restauração
Caligrafia: breve histórico
Elementos da análise da caligrafia; características de cada escriba
Características das caligrafias na Itália, em Portugal e no Brasil a partir de meados do século XVIIAs modificações das línguas falada e escrita (português; italiano; latim eclesiástico)Abreviaturas; divisões e junções de palavras; maiúsculas e minúsculas; números; pontuação
Breve história política da Itália
Breve histórico dos registros eclesiásticos e civis na Itália e no Brasil
Fórmulas (quase) padrão de diversos tipos de documentos (português, italiano, latim)
Aspectos práticos da leitura: conhecimentos úteis, contexto, comparações
Glossário português/italiano de termos usuais no contexto desses documentos
Noções rudimentares de latim, dicas práticas e mini-glossário para compreensão dos registros em latim
Transcrição de documentos; normas técnicas
Parte prática:
Leitura e transcrição de exemplos impressos e manuscritos com dificuldade crescente
Leitura e transcrição de documentos trazidos pelos alunos
Fabricação de papel artesanalExercícios de escrita com “penas” e tintas similares às antigas
Inscrição: R$ 120, em 2 parcelas iguais, metade na reserva, e metade por cheque pré-datado para 20 de maio, entregue no dia da primeira aula
Vagas limitadas
Reserva de vagas ou esclarecimento de dúvidas: mande email para virginio@uol.com.br ou curso@imigracaoitaliana.com.br sempre com o assunto: Paleografia, informe seu nome completo, e receberá sua resposta, incluindo, se for o caso, instruções para o envio do sinal de R$ 59 + centavos de identificação

Páscoa antiga era festejada com esmolas e escravos libertos


Pintura de 1912 mostra comemoração da Páscoa na Rússia, com cumprimento de três beijos e ovos pintados (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)


A Páscoa é um dos mais importantes e antigos feriados cristãos. É o dia da ressurreição de Jesus Cristo, e sua celebração teve início ainda no tempo dos apóstolos.A palavra Páscoa, no entanto, é mais antiga. Antes mesmo do catolicismo, os judeus ja celebravam o Pessach ("passagem"), que relembra a libertação do povo de Israel do Egito.No século II, ficou decidido que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo de lua cheia após 21 de março. O período de quaresma, que vem antes da data, é um momento de reflexão e quietude para os cristãos.Já a Páscoa, segundo o livro "Curiosities of Popular Customs", de William S. Walsh, era uma época de extrema alegria. "Todos os trabalhos eram suspensos, as cortes paravam de funcionar, era a época favorita para batismos. Esmolas eram dadas aos pobres e escravos eram libertos."A época, como outras datas festivas, é envolta em superstições. Uma que data das épocas antigas era abrir a janela e ver um cordeiro - acreditava-se que dava sorte, especialmente se sua cabeça mirava para a casa.Usar roupas novas também era comum na Páscoa de tempos remotos. Outro costume, este mais comum entre pessoas do campo, era acender fogueiras no topo de montanhas. São resquícios da época pagã em que essas fogueiras celebravam a vitória da primavera sobre o verão - após tentar inutilmente acabar com a tradição, a igreja decidiu incorporá-la às comemorações da Páscoa.

O ovo
Símbolo de fertilidade, o ovo é outra relíquia dos tempos pagãos, segundo outro livro - "Easter: Its History, Celebration, Spirit, and Significance", de Susan Tracy Rice. De acordo com Rice, a troca de ovos decorados era registrada entre egípcios, persas, gregos e romanos como emblema da força do universo e de divindades.Os judeus também usam o ovo no feriado do Pessash como um ícone de luto. Os cristãos adotaram a simbologia para representar a ressurreição.No século X, na Inglaterra, o costume de enfeitar os ovos durante a Páscoa já era registrado no reinado de Eduardo I, que tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecer a aliados e amigos.

O coelho
As origens do ‘coelhinho da Páscoa’ são incertas, mas acredita-se que ele foi levado para a América por imigrantes alemães, em 1700. Eles tinham o hábito de deixar as crianças enfeitarem os ninhos dos coelhos (também símbolo de fertilidade), que seriam os ‘transportadores dos ovos’. O costume se espalhou pelos EUA e ganhou versões mais enfeitadas e mais saborosas – com ovos de chocolate.

Globo on line

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...