sábado, 11 de julho de 2009

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

Imigrantes em Leopoldina, MG

Imigrantes em Leopoldina, MG 



Bonini e Colle, duas famílias da Constança

Posted: 10 Jul 2009 01:41 PM PDT

Temos recebido pedidos para publicar os nomes de antepassados imigrantes aqui no blog. Pedimos que nos informem o tipo de vínculo, por conta de alguns homônimos. Sempre que os tivermos no banco de dados, publicaremos.

O quadro abaixo responde a consulta sobre a filiação de João Bonin, filho de Jacinto e neto de Fortunato Bonini, que adquiriu o lote número 23 da Colônia Agrícola da Constança.

Ascetismo da Poupança

Posted: 10 Jul 2009 06:50 AM PDT

Expressão utilizada em alguns estudos, parece ter sido importada dos Estados Unidos onde foi utilizada para condenar o comportamento dos imigrantes italianos que, ao retornarem para seu país, estavam em boas condições econômicas e extremamente debilitados fisicamente.

De fato não são poucas as referências, nas entrevistas que realizamos, à dureza imposta pelos imigrantes a si e à família, tendo em vista amealhar uma poupança que permitisse adquirir um pedaço de terra. Conforme já mencionamos, no início poderiam pensar em voltar para a Italia e se estabelecerem em melhores condições, a partir da poupança feita aqui no Brasil. Entretanto, não temos dados que nos permitam abordar o decréscimo da condição física em função dos sacrifícios a que se submeteram. Sabemos, sim, de perda de visão ou de algum membro. Entretanto, desconhecemos a causa e por isto não podemos imputar o fato a determinada prática ou comportamento.

Lemos referências a óbitos causados pela mesma situação, ou seja, determinados pelo excesso de trabalho em condições adversas. No que toca a Leopoldina, temos um caso de óbito considerado como resultado de trabalho no brejo, cultivando arroz. Entretanto, analisando a trajetória do falecido, descobrimos que no final de todas as tardes ele se dirigia para a "venda", um estabelecimento comercial próximo do local de residência. Ali o imigrante passava muitas horas bebendo, indo para casa já com noite fechada. Quase sempre chegava com o vestuário bastante úmido pelo sereno. E, bêbado, não cuidava de trocar a vestimenta e aquecer-se adequadamente. Tampouco permitia que a mulher interferisse. Nos primeiros tempos, quando ela insistia em fazê-lo trocar de roupa e tomar um chá quente, o imigrante costumava agredi-la verbal e fisicamente.

Passados alguns anos, este imigrante começou a apresentar características de tuberculose mas não buscou tratar-se. Pelo contrário, mudou-se para o sítio do sogro onde foi plantar arroz. Ao fim de 10 anos de casado, foi a óbito. Na memória familiar, ficou a informação de que a causa foi o trabalho no brejo.

Centenário da Colônia Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

Imigrantes em Leopoldina, MG

Imigrantes em Leopoldina, MG 



Estimular a Emigração

Posted: 09 Jul 2009 06:35 AM PDT

Descendente de Luigi Barbaglio e Rosa Bertini, que fez o caminho de volta e vive há bastante tempo na Toscana, há alguns anos Maria Angela presenteou-nos com um texto muito interessante. Havíamos pedido ajuda sobre a região, interessados que estávamos em contextualizar a história da família Prosperi, originária de Lucca, e dos Pierotti, de Firenze. Segundo ela, Ernesto Comucci, em 1885, publicou um livro denominado Della emigrazione e del pauperismo, della riforma agraria e tributaria, no qual consta o seguinte comentário:
Criar a miséria pública é estimular a emigração, um recurso abominável que impede o desenvolvimento da força e da coragem para combater as causas dos problemas locais.
E Maria Angela informa que a classe dirigente estimulava a emigração por ser um instrumento que permitiria manter a ordem social abalada na década de 1880. A reforma tributária de Crispi não teria tido por objetivo eliminar a miséria, mas impulsionar a saída do "excesso de contingente" que traria prosperidade ao país, especialmente através das remessas em dinheiro que fariam.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...