domingo, 22 de novembro de 2009

Arquivos portugueses no seu computador


Colégio Brasileiro de Genealogia

Fundado em 24 de junho de 1950
Rio de Janeiro

Tendo recebido mensagem da coirmã ASBRAP sobre registros portugueses já disponíveis online, o CBG a complementa e com isto "refresca" informação já anteriormente enviada aos associados:


===========================

PROCESSOS DO SANTO OFÍCIO
O Arquivo Nacional da Torre do Tombo, iniciou, em Setembro de 2008, a digitalização dos processos do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa, através do apoio, na figura de mecenato, da Rede Eléctrica Nacional (REN). O objetivo é a digitalização e disponibilização na Internet de cerca de 19.000 processos e 800 livros da Inquisição de Lisboa. Para ler os processos em sua casa, do computador, acesse a seguinte página da Internet: http://digitarq.dgarq.gov.pt/


REGISTROS PAROQUIAIS
Os arquivos distritais de Portugal estão digitalizando os registros paroquiais (batizados, casamentos e óbitos) de seus acervos.

Há uma página que os reúne todos. Para ler os registros paroquiais em sua casa, do computador, acesse: http://etombo.com/

Permanentemente atualizada, esta é uma página particular, que os disponibiliza numa iniciativa de grande valor. Eis a listagem dos distritos e sua respectiva digitalização disponível, atualização de 15 de novembro:

Açores (0)

Aveiro (2)

Beja (0)

Braga (27)

Bragança (0)

Castelo Branco (0)

Coimbra (5218)

Evora (0)

Faro (0)

Guarda (2)

Leiria (91)

Lisboa (3565)

Madeira (1)

Portalegre (0)

Porto (20572)

Santarem (0)

Setubal (0)

Viana do Castelo (24)

Vila Real (7868)

Viseu (0)

Que essas facilidades - que permitem aos pesquisadores do Brasil acesso à documentação primária, antes distante - se traduza em novos trabalhos de Genealogia e de História.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...