quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lista de Navios provenientes da Italia do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro



Como relatado nos meus posts, eu tinha uma dúvida sobre o sobrenome correto do meu bisnonno italiano. Como não tinha ideia de como e quando ele tinha chegado ao Brasil, resolvi olhar as lista de passageiros dos navios que chegaram no porto do Rio de Janeiro. Minha ideia era encontrar ali o nome dele e assim ter mais certeza de qual seria o sobrenome correto.

O Arquivo Nacional há pouco tempo disponibilizou online as listas de passageiros chegados ao porto do Rio de 1875 atè 1891. Como isso abrange a grande maioria dos imigrantes italianos vindos ao Brasil, vale a pena dar uma conferida.

Descontente com o sistema online do AN que complica muito a procura dos registros, resolvi fazer uma compilaçao de todos navios que trouxeram imigrantes italianos, excluindo os demais. Alem disso, um link direto pra baixar o PDF do Arquivo Nacional. Basicamente, os nossos bisnonni vieram de tres portos: Napoli pros emigrados do centro/sul da Italia, e Genova/Marseille pros oriundos do Norte da Italia (Veneto, Lombardia, Trento, Piemonte, Emiliani e Toscani).

Esses navios na maioria das vezes não vinham direto. Faziam escalas em varios portos atè chegar no Rio. Então não significa que um navio vindo de Genova não tenha passado inicialmente por Napoli e assim via. Resumo da ópera: tem que abrir as listas um por um e verificar qual o respectivo porto que o emigrado vinha.

Alem disso, varias listagems estao ilegiveis. Outras foram extraviadas. Vale a pena lembrar que aqui NÃO estao os navios que chegaram a Santos, ali è caso perdido caso o emigrado não parou na hospedaria.

Consulte a lista de navios em
http://sagamioli.blogspot.com/2010/08/lista-de-navios-provenientes-da-italia.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...