sábado, 6 de fevereiro de 2010

Outros brasileiros na Colônia Agrícola da Constança - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

Outros brasileiros na Colônia Agrícola da Constança

 

Nossa postagem do último dia 31 gerou algumas mensagens de leitores deste blog, perguntando por outros brasileiros que tenham residido na Colônia. De fato, alguns trabalhadores das terras adquiridas pelo Estado para implantação da Constança adquiriram lotes naquele núcleo. Além de Auriel Rezende Montes, acreditamos que Manoel da Cruz Cartacho também fosse colono nacional, conforme declaramos na coluna publicada no dia 1 de janeiro de 2010.

Circolo Sardo di Minas Gerais - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

Circolo Sardo di Minas Gerais

 

O Circolo Sardo colocou um belo vídeo no site. Em mensagem eles informam:
É nosso interesse levar o maior numero de informações de interesse para todos os nossos associados, amigos e simpatizantes da cultura da Sardegna.

Por este motivo, decidimos que a cada mês, iremos publicar uma região da Sardegna , com suas curiosidades, belezas , costumes e tradições, além de veiculação diária no link NOTICIAS dos assuntos e temas de interesse comum à comunidade.

21 de Fevereiro - Dia Nacional do Imigrante Italiano - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

21 de Fevereiro - Dia Nacional do Imigrante Italiano

 

A Lei federal nº 11.687, de 02.06.2008, instituiu o dia 21 de Fevereiro como data nacional para lembrar a imigração italiana. Parece que não estão dando muita atenção para esta lei em Leopoldina.

Nós, como historiadores empenhados em estudar e divulgar a presença do imigrante italiano em nossa região, decidimos marcar a data em 2010 com um programa na Rádio Jornal, dia 20 de fevereiro, sábado, entre 10 e 12 horas. Seremos recebidos pelos apresentadores do programa Faz, Arnaldo Spíndola e José Geraldo (Gué).

Júlio Vanni, jornalista, historiador de Pequeri-MG onde foi Prefeito, ex aluno do Ginásio Leopoldinense, com diversos livros publicados sobre a imigração italiana e um dos artífices da festa anual realizada naquela cidade em homenagem aos imigrantes que ali viveram.

Rosalina Pinto Moreira, professora, historiadora, autora de Imigrantes... Reverência, sobre a Colônia Santa Maria, da cidade de Astolfo Dutra, atualmente concluindo outra obra sobre a história do município.

Luja Machado e Nilza Cantoni, historiadores, membros da Academia Leopoldinense de Letras e Artes, autores de coluna sobre a Colônia Agrícola da Constança no jornal Leopoldinense.

Convidamos a todos para ouvirem o programa da Rádio Jornal AM 1560, que pode ser acompanhado pela internet.
Dia 20 de fevereiro, sábado, 10 horas.

Academia Leopoldinense de Letras e Artes convida - Imigrantes em Leopoldina, MG

 

Imigrantes em Leopoldina, MG

Academia Leopoldinense de Letras e Artes convida

 

A ALLA reitera o convite para a reunião festiva do dia 25 de fevereiro, no auditório do Cefet, em Leopoldina, quando será exibido um audiovisual em homenagem ao "artista da memória e da luz Luiz Raphael Domingues Rosa".

No dia seguinte, na Usina Cultural (Rua Lucas Augusto 36), será aberta a mostra de pinturas de Luiz Raphael.

Convite

Abrace Esta Idéia - Imigrantes em Leopoldina, MG


Imigrantes em Leopoldina, MG

Abrace Esta Idéia

 

Se você é descendente, ou amigo de imigrante que viveu em Leopoldina, Abrace esta Idéia!

Em abril de 2010 a Colônia Agrícola da Constança completará 100 anos de criação. E neste ano a Imigração Italiana em Leopoldina completará 130 anos. São dois acontecimentos que mudaram a face de Leopoldina e não podem ficar esquecidos. Algumas instituições e pessoas já aderiram à ideia e estão organizando comemorações para os dias 10 e 11 de abril de 2010.

Convidamos você a fazer o mesmo.
Se você gosta de futebol, vôlei, malha ou outro esporte.... programe um campeonato para abril;
Se você faz capoeira, natação ou lutas marciais.... pense em apresentações para abril de 2010;
Se você é adepto do vôo livre.... sobrevoe a Onça, a Constança e a Boa Sorte, nos dias 10 e 11.
Se você curte cavalgada.... reúna os amigos para um passeio até a Igrejinha da Onça, no dia 11;
Se você gosta de ciclismo ou motociclismo... combine um passeio até a Igrejinha da Onça;
Se você gosta de desfile de carros antigos.... organize um para os dias 10 e 11 de abril;
Se você é comerciante.... programe com o fornecedor uma promoção de produtos da culinária italiana para o mês de abril;
Se você é dono de bar ou restaurante.... crie algum prato para lembrar a Imigração e a Colônia;
Se você é diretor de clube social ou de serviço.... promova algo para os seus associados, muitos deles descendentes de imigrantes italianos;
Se você é professora, professor ou diretor de escola.... incentive seus alunos a escreverem sobre a Colônia e sobre a imigração italiana.
Mas se você tem sobrenome italiano, faça algo ainda mais prazeroso. Promova um encontro da sua família e participe da missa no dia 11 de abril, domingo, às 11 horas, na Igrejinha da Onça.

E lembre-se que esta Igreja, construída com o auxílio dos colonos, foi escolhida por enquete do Jornal Leopoldinense como "O TERCEIRO CARTÃO POSTAL MAIS BONITO DE LEOPOLDINA".

Newsletter do Blog do Ale' Italia


Blog do Ale' Italia

Mostras na Itália: "Sobrevoando Roma, a história fotográfica de Roma dde 1883 até 2010" O crescimento da Capital italiana em 100 fotos aereas

Posted: 05 Feb 2010 01:11 AM PST


Voando sobre Roma temos o privilégio de observar a cidade de um ponto de vista único, que eleva a perspectiva humana e ajuda a refletir e avaliar de forma diferente tudo o que não foge no olhar panorâmico.

"O voo sobre Roma, a história fotográfica de Roma de 1883 até 2010″ O crescimento da capital italiana em 100 fotos aéreas, foi uma mostra que aconteceu em janeiro na capital italiana no "Aeroporto dell'Urbe no âmbito do evento ">"Gate XXI, do ultraleve até o satélite", a primeira exposição internacional realizada na Itália dedicada ao mudo dos aeroportos e das tecnologias aeroespaciais.

Com mais de cem voos nos céu da capital italiana, "In volo su Roma" mostrou o crescimento de Roma na contemporaneidade, desde o alvorecer dos primeiros momentos da jovem capital italiana, até o nascimento dos novos bairros de Testaccio, Prati, San Saba, Monteverde e Garbatella. E outros acontecimentos e criações importantes.


Festas Populares: a Polentona de Castel di Tora, em Rieti

Posted: 05 Feb 2010 01:07 AM PST


Esta festa popular é muito legal, ela começa no dia 21 de fevereiro em Castel di Tora, na Província de Rieti. Na entrada do centro histórico será colocado um paiol gigante de cobre que será aquecido por uma enorme fogueira, que uma especialista em polenta da cidade irá mexer sem parar.

Esta "polentona" será temperada tradicionalmente com um molho de arengue, atum, bacalhau e alici. Para dar uma pitada de inovação à festa, será criado o cantinho dedicado aos "Sabores da nossa Província" com a degustação da Bruschetta de azeite extra virgem da Sabina, com a supervisão da Pro loco de Casaprota e na tarde será possível experimentar os famosos "espaguetes à amatriciana" preparados pela Proloco di Amatrice.

O dia 21 de fevereiro será dedicado não só à degustação, mas também ao resgate histórico das tradições e dos costumes mais antigos. Na parte da tarde os visitantes poderão ver o desfile com roupas medievais pelas ruas da pequena cidade e as lutas simuladas por atores fantasiados. Castel di Tora (apesar de estar na região do Lazio, e esta região não ter uma tradição com a poenta) é um dos 16 vilarejos que fazem parte da Associação Cultural dos "Polentões da Itália", unidos pelo mesmo desejo de resgatar as tradições e se reunir através da "Polenta", prato que une idealmente a Itália do Norte dom a do Sul. Então, aquela máxima italiana que diz que a região norte da Itália é polentona, não é verdade!

Em viagem a Belém, Silvio Berlusconi pergunta: "Muro? Qual muro?"

Posted: 05 Feb 2010 01:03 AM PST




O primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, viajou de Jerusalém a Belém nesta última quarta-feira, mas não percebeu o marco mais comentado da região - um muro com oito metros de altura erguido por Israel  como medida de segurança.

- Vou decepcionar você porque que não percebi - disse Berlusconi a um jornalista italiano que perguntou ao premiê qual era a impressão dele sobre a barreira de concreto, durante uma entrevista coletiva do primeiro-ministro da Itália ao lado do presidente palestino, Mahmoud Abbas.

O protocolo obrigou Berlusconi a descer no frio e sob chuva do carro israelense onde estava para um carro palestino num ponto de verificação no muro, onde um portão de aço controla o acesso à Cisjordânia, disseram fontes palestinas.
No entanto, o líder italiano disse que não prestou atenção no muro.
- Estava pensando no que dizer ao presidente (Abbas). Peço desculpas - disse ele.
O muro em Belém faz parte de uma longa barreira formada na maior parte por uma cerca de segurança, que Israel diz ser necessária para impedir que militantes palestinos armados e suicidas sigam para cidades israelenses.

Visitantes importantes da Igreja da Natividade em Belém, onde os cristãos acreditam que Jesus tenha nascido, são normalmente convidados para visitar o muro coberto de grafite.

O papa Bento XVI, que visitou a região em maio, disse que o muro era uma "lembrança dura do impasse" nas relações entre Israel e os palestinos.

Os palestinos dizem que a barreira não é para a segurança de Israel, mas sim para o governo israelense tomar o controle da Cisjordânia.

http://www.radioitaliana.com.br/

Notícias

Posted: 05 Feb 2010 12:54 AM PST

Projeto do Circulo de Farroupilha é Inédito na América do Sul

Posted: 05 Feb 2010 12:41 AM PST



O Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Farroupilha, em uma iniciativa inédita no Continente Sul Americano, implementou desde o final de 2009 um projeto voltado para deficientes visuais no campo de ensino da língua e cultura italiana.

O projeto que atende jovens e adultos portadores de deficiência visual parcial ou total, conta com uma metodologia diferenciada desenvolvida pelo Circulo especialmente para facilitar o aprendizado dos alunos. As aulas acontecem na sede da instituição e o curso já conta com cerca de 10 alunos provenientes de Farroupilha bem como de outras cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Todos eles se mostram muito empolgados com a oportunidade de aprender um idioma tão identificado com suas raízes, já que a região fora colonizada principalmente por imigrantes italianos desde o ano de 1875.

A iniciativa do projeto partiu do próprio presidente da entidade, o Dr. Paulo G. Canterelli que contatou a Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV) para intermediar o contato com os alunos. A professora responsável pelo projeto é a Sra. Salete Reolon Somacal que é a atual coordenadora de ensino da entidade e está a muitos anos participando das atividades do Circulo. Ela se emociona ao falar do projeto, principalmente por que os alunos estão muito empenhados se dedicando nas aulas e proporcionando uma experiência inédita no ensino do italiano.

Ainda faltam alguns recursos para facilitar ainda mais o aprendizado, como mais impressoras de braile, mas o Círculo está em contato com entidades na Itália e no Brasil que estão interessadas em contribuir com o projeto.

Por conta desse pioneirismo o Circulo passa a ser uma referencia no ensino de língua italiana para deficientes visuais. O local e época não poderiam ser mais propícios, já que Farroupilha é o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul e estamos no ano em que comemoramos 135 anos dessa imigração no estado.

http://circuloitaliano-farroupilha.blogspot.com/

Pedal Livre em Miracema

Posted: 05 Feb 2010 12:12 AM PST

Radio Veneti nel Mondo

Posted: 05 Feb 2010 12:09 AM PST


Transmitindo diretamente de Gambellara (VI) encontramos a Radio Veneti nel Mondo, toda em língua vêneta e dedicada aos vênetos esparsos pelo mundo. Ela só é encontrada pela internet.



Fonte:Federação Vêneta La Piave FAINORS

Foto: página web da rádio
http://veneti.blogspot.com/

Newsletter do Blog do Ale' Italia

 

Blog do Ale' Italia 

Festas na Itália: o Carnaval de Putignano acontece junto com o de Wesse, na Alemanha

Posted: 04 Feb 2010 01:38 AM PST


Grandes expectativas neste ano para o Carnaval de Putignano, tradicionalmente um dos mais esperados e frequentados da Itália, depois do de Viareggio: pela riqueza de seus carros alegóricos e pelos vários rituais e tradições paralelos.

A edição de 2010 será marcada por uma particularidade: para comemorar a abertura da negociação direta Bari-Dusseldorf a relação que se consolida da Puglia-Alemanha será enriquecida por um evento contemporâneo entre o Carnaval de Putignano e o de Wesse (perto de Colônia, Alemanha), um outro Carnaval europeu importante.

é o começo de uma ação voltada para o marketing territorial por parte da Fundação Carnaval de Putignano, que espera levar bons frutos para uma região turística que ainda aguarda um reconhecimento definitivo.

http://www.blogbelavida.com.br/

Lodo Alfano e legge sui pentiti i paletti del Colle per la firma

Posted: 04 Feb 2010 01:35 AM PST

Roma - Vuole, e ottiene, "rassicurazioni certe e formali" che la legge di Valentino sui pentiti non diventerà mai neppure un oggetto di discussione. E sul legittimo impedimento fa sfumare le paure di una possibile bocciatura. Ma chiede che il testo resti quello che è, senza ulteriori forzature, e che presto la legge diventi un ponte effettivo verso una protezione costituzionale certa. Cinquanta minuti di colloquio, faccia faccia Napolitano e Alfano. Una partita che finisce pari. Il presidente incassa l'ufficiale e definitivo niet del governo sul ddl anti-Spatuzza e salva-Dell'Utri; il Guardasigilli guadagna il via libera per lo scudo temporaneo per il suo premier. Che naturalmente informa in tempo reale.

Quando Angelino Alfano sale al Quirinale sa già che l'agenda del presidente è piena di preoccupazioni sulla giustizia. E non solo: pure sui pentiti e sulla sorprendente legge di Valentino che li azzera, per la quale il capo dello Stato è in ansia da due giorni. Non basta: anche sul legittimo impedimento e sul suo sbocco futuro, visto che il provvedimento "ponte" ha un pilastro di partenza ma gli manca ancora quello di arrivo. Nell'elenco dei quesiti di Napolitano per il Guardasigilli c'è alla fine il capitolo sulle riforme, a cominciare dal Csm e dalla sua legge elettorale, per finire al destino delle carriere dei giudici.

Alfano è politico siciliano abile nei compromessi, nel gioco del do ut des, e con il presidente della Repubblica gioca una delicatissima partita per rassicurarlo completamente sui pentiti ("Presidente, non deve preoccuparsi, non se ne farà niente, non cambiamo l'articolo 192 del codice di procedura penale"), per garantirgli che il legittimo impedimento avrà "prestissimo" il suo piede d'appoggio naturale ("Già la prossima settimana presenteremo il nuovo lodo costituzionale al Senato"), per incassare a sua volta l'informale via libera del presidente proprio sulla legge che, negli stessi minuti, si sta discutendo alla Camera.

È da qui che bisogna partire se si vuole capire la soddisfazione del ministro della Giustizia quando torna a Montecitorio: parla con gli altri ministri (gli sta accanto Raffaele Fitto), fa progetti con il suo instancabile sottosegretario Giacomo Caliendo, pranza al ristorante con il vice presidente della Camera Maurizio Lupi, suo compagno di maratone. Alfano può spendere con i suoi la certezza che dal Quirinale non arriveranno brutte sorprese sul legittimo impedimento. La fine di un incubo.

Certo, Napolitano non ha magnificato questa legge. Le ombre sulla natura temporanea della norma, sull'impedimento che può arrivare fino a sei mesi, sull'autocertificazione emessa dalla medesima presidenza del Consiglio (in pratica il premier che si certifica da sé la validità dell'impegno), sulla ridotta libertà del giudice a decidere restano tutte. Ma non arrivano ad assumere la veste di un fumus di incostituzionalità. Al Quirinale hanno anche apprezzato quell'aggettivo, "attività "coessenziali" alle funzioni di governo", entrato nel testo grazie a una modifica Udc.

Due garanzie vengono chieste al ministro. Che non ci siano altri appesantimenti nel passaggio al Senato e che presto, "molto presto", la legge ponte approdi alla sua destinazione futura. Alfano dice che il nuovo lodo ormai è pronto. Si discuterà ancora nella maggioranza sulla prospettiva di affrontare la strada dell'immunità, ma al Senato lo scudo costituzionale comincerà il suo cammino. Cambiamenti di quei due articoli neppure a parlarne. Lo garantisce il ministro. In Transatlantico lo dice Niccolò Ghedini. "Modifiche? Ma no, ormai il testo va avanti così. Passerà al Senato come l'abbiamo approvato oggi". Perché sia chiaro a tutti, lo dichiara alle agenzie, "abbiamo raggiunto il massimo punto di sintesi", il relatore e segretario della consulta pdl per la giustizia Enrico Costa, che non fa un passo senza consultarsi con il suo capo Ghedini.

Berlusconi ha vinto la battaglia del legittimo impedimento. Gli consentirà di gestire in piena tranquillità la campagna elettorale. Alfano, a suo nome, al Quirinale prova anche a lasciare aperta la porta del processo breve, su cui invece i dubbi del Colle erano e permangono molto pesanti. Le preoccupazioni di Napolitano sarebbero assai minori se quella legge si avviasse a rimanere su un binario morto. Ma Berlusconi, che non si fida dei giudici, vuole comunque conservare un'arma di riserva. Su questo, però, Alfano ha preferito restare nel vago per non rovinare l'esito dell'incontro.

http://www.repubblica.it/

Deputados aprovam medidas que podem beneficiar Belusconi

Posted: 04 Feb 2010 01:29 AM PST

Roma, Ansa - A Câmara dos Deputados da Itália aprovou ontem (3) um projeto de lei sobre "o legítimo impedimento", medida que poderia beneficiar o premier Silvio Berlusconi, já que ele ficaria desobrigado de comparecer a audiências judiciais devido a seus compromissos oficiais como governante.

O dispositivo obteve o aval de 316 parlamentares. Outros 239 votaram contra e mais 40 se abstiveram. Agora, o projeto segue para a análise do Senado.   Caso o texto seja convertido em lei, Berlusconi, que responde a dois processos, poderia alegar "legítimo impedimento" para não comparecer diante dos tribunais devido à necessidade de cumprir sua agenda como chefe de Governo. Na prática, isto exigiria o adiamento das audiências, o que estenderia os tempos dos processos.

No ano passado, a Corte Constitucional italiana derrubou o denominado Laudo Alfano, uma lei que conferia imunidade penal aos ocupantes dos quatro cargos mais altos da administração pública do país, entre eles o de primeiro-ministro.     Com isso, foram reabertos os dois processos contra Berlusconi. Desde então, no entanto, parlamentares vêm discutindo outras medidas que podem beneficiá-lo. Além do "legítimo impedimento", votado hoje pelos deputados, tramita também no Legislativo um projeto que altera os prazos de prescrição de processos. De acordo com este texto, para processos cujas penas totalizem menos de dez anos, como é o caso de Berlusconi, a prescrição se daria em seis anos e meio.

Caso se torne lei, o projeto, que aguarda votação na Câmara dos Deputados e tem caráter retroativo, extinguiria os processos em que o primeiro-ministro é réu.

Quanto ao "legítimo impedimento", caso seja promulgada, a medida não poderá valer por mais que 18 meses, já que se aplicará à espera de uma lei constitucional segundo a qual os ocupantes dos quatro cargos mais altos do Estado italiano terão suspensos os procedimentos judiciais contra si enquanto durarem os mandatos.

Garibaldi, monumento restaurado

Posted: 04 Feb 2010 01:21 AM PST

Rosario, Parque Independência
imagem arquivo virtual

Buenos Aires, Ansa - O monumento a Giuseppe Garibaldi da cidade de Rosario, na província argentina de Santa Fé, será finalmente reinaugurado depois da conclusão das obras de restauração na escultura feita em 1885 pelo italiano Alessandro Biggi.        A inauguração acontece hoje no Parque Independência, o maior da cidade, a poucos metros do Consulado Geral e perto da Praça Itália, disse um comunicado do Consulado da Itália de Rosário.   A cerimônia oficial contará com a presença do embaixador italiano Guido Walter La Tella, do prefeito local, o engenheiro Miguel Lifschitz, e dos representantes dos financiadores.

O monumento em mármore de Carrara foi seriamente danificado por dois atentados, um nos anos 60 e outro nos anos 80, e mais recentemente por sucessivos atos de vandalismo.   A restauração do monumento surgiu, segundo a nota, por ocasião do Bicentenário da Independência do país sul-americano, que "que foi aceita pelo Cônsul Geral de Rosário, Claudio Miscia, e pelo então embaixador da Itália em 2006, Stefano Ronca".    O arquiteto Marcelo Castagno, da Direção de Restauração do Município de Rosário, foi quem recuperou o projeto de restauração. Agora iluminado, o monumento traz as bandeiras italiana e argentina nas laterais.   As obras foram realizadas graças ao apoio da Região do Lazio, do Conselho Regional do Piemonte, do Instituto Italiano de Cultura de Buenos Aires, da Fesisur, da Juntas Comunais de Alessandria e de Imperia, e do Centro Ligure, destacou a nota.

"O evento será uma grande oportunidade não só para comemorar o retorno da grandiosidade do monumento ao nosso herói, como também para reunir a coletividade italiana residente nesta circunscrição, além de relembrar o 150º aniversário da "Spedizione dei Mille" realizada por Garibaldi em 1860", concluiu o comunicado.

Carnaval de Veneza, Jogo para "Sensation 2010"

Posted: 04 Feb 2010 01:06 AM PST

Veneza, Ansa - Giacomo Casanova está a postos para guiar pelas ruas, mediante SMS, qualquer pessoa que queira descobrir, divertindo-se, o verdadeiro espírito do carnaval de Veneza, a sua história e sua tradição.     Isso será possível a partir do próximo 6 de fevereiro, com "Carnivalia", o jogo oficial de "Sensation 2010" apresentado nesta quarta-feira (3) na capital lacustre.

"Carnivalia" é um mapa com 20 contos, escritos por Alberto Toso Fei, com indicações para chegar a outros tantos lugares de Veneza e enigmas que devem ser resolvidos para poder prosseguir no jogo

A iniciativa, disse Toso Fei, "tem o objetivo de vivenciar uma experiência mais consciente do carnaval e compreender seu verdadeiro espírito, com muita diversão".

Os contos têm como objeto anedotas sobre Giacomo Casanova, sobre a Veneza que freqüentava e informações históricas sobre muitos aspectos do carnaval lacustre que se perderam.

A iniciativa, observou o presidente de Veneza Marketing Eventos, Piero Rosa Salva, tem um aspecto de qualidade e permite entrar no espírito da cidade. "Enfatiza o jogo e permite conhecer histórias e locais do carnaval", destacou Luca De Michelis, representando a Marsilio Editores que publicou "Carnivalia".

Imigração: lançamento da revista "Liberdades Civis"

Posted: 04 Feb 2010 01:04 AM PST

Roma, Ansa - A nova revista bimestral do Ministério do Interior, "Liberdades civis", dedicada ao aprofundamento das múltiplas questões relacionadas ao tema da imigração e da coesão social no atual contexto italiano e europeu, será apresentada hoje na presença do ministro Roberto Maroni.

Do evento, que se realizará na sala Capitular do claustro de Santa Maria sopra Minerva - Senado da República, participarão também o ministro do Trabalho e das Polpíticas Sociais, Maurizio Sacconi, o presidente de Censis, Giuseppe De Rita e o presidente emérito da Corte Constitucional, Enzo Cheli.

Abertas inscrições para cursos de requalificação profissional para cidadãos italianos

Posted: 04 Feb 2010 12:59 AM PST

Os cursos são de panificador e de eletrotécnico. As vagas são destinadas a pessoas com idade entre 18 e 64 anos, que estejam empregadas e não possuam formação acadêmica. É necessário ter cidadania italiana e residir no Brasil. Os pretendentes deverão apresentar o certificado AIRE que deverá ser solicitado ao Consulado da Itália. A participação é gratuita.

O financiamento é do Ministério Italiano do Trabalho, Saúde e Políticas Sociais para a formação de italianos residentes no exterior – Projeto "ARTUR" – promovido pelas seguintes organizações da Itália e do Brasil: CS Aziendale scarl – Casa di Carità Arti e Mestieri – API Formazione scrl – Consorzio per la Promozione Turistica del Canavese – Associazione Piemontesi nel mondo – ENAS – CTC Operadora – Obiettivo Lavoro Recursos Humanos limitada – Centro Universitário Ítalo-Brasileiro.

Panificador
O objetivo do curso é o desenvolvimento de experiências para trabalhar com profissionais em laboratórios artesanais e/ou industriais, para a produção de pão e produtos similares.

O curso terá a duração total de 200 horas, distribuídas em 3 seções: módulo básico de 44 horas (recepção, acesso ao mercado do trabalho, lições de informática com método FAD - formação a distância - segurança do trabalho); módulo técnico especialista – 148 horas (segurança e higiene do trabalho, o sistema HACCP, produtos, ingredientes, máquinas e equipamentos, amassam de massas, massas folhadas e semi preparados, levedação dos semi preparados, cozimento dos produtos e panificação); exame final de 8 horas (com provas práticas).

Eletrotécnico
O objetivo é o desenvolvimento de aptidões e competência para trabalhar com profissionais em laboratórios artesanais e/ou industriais, no setor da produção e manutenção de equipamentos eletrotécnicos.

O curso terá a duração total de 200 horas, distribuídas em 3 seções: módulo básico de 44 horas (recepção, acesso ao mercado do trabalho, lições de informática com método FAD - formação a distância - segurança do trabalho); módulo técnico – especialista de 148 horas (elementos de eletromagnetismo, bipolos e redes elétricas, impendências e circuitos, sistema trifásico, campo eletromagnético, implantações elétricas, técnicas de análise e diagnostico dos problemas, segurança das aplicações elétricas e eletrônicas); exame final de 8 horas (com provas práticas).

Os cursos serão realizados no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro - Avenida João Dias, 2046 – Santo Amaro CAP 04724-003 - São Paulo (Brasil). Para uma parte do curso será utilizado o método FAD (formação à distância).

A freqüência nos cursos e a aprovação no exame final darão direito a um certificado de participação.

As inscrições deverão ser enviadas para o email: artur@enas.org.br

Redação revista eletrônica Oriundi

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...